sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Onde pensas estar daqui a 5 anos?


Quando era pequenina tinha muitos sonhos.
Quis ser professora para ensinar os meninos que, como eu, queriam aprender a ler e a escrever e saber coisas giras sobre o mundo que nos rodeia. Fui-me apercebendo que não era esse o meu destino porque me zangava muito com os meus alunos (os meus bonecos) e comecei a receber algumas queixas dos “encarregados de educação”.
Cheguei a ponderar a hipótese de ser advogada. Achava que as advogadas para além de “chiquérrimas” tinham um poder de argumentação fantástico e eram pessoas cheias de garra. No entanto, comecei a ouvir que não era uma vida muito fácil e a perceber que poderia haver alturas em que teria que defender quem não tinha defesa possível e que a Justiça é muitas vezes cega... Por isso deixei o “chiqué” de lado e comecei a pensar em coisas práticas.
Gestão!! É isso... Gestão!! Contas sempre foi o meu forte. Números. Planeamento... Tanta coisa que eu poderia fazer se enveredasse por esse caminho. Escolhi a área de Gestão Turística para poder juntar um outro sonho: ser proprietária de um hotel ou de um Turismo de Habitação numa terra escondida por aí.
Fiz o meu percurso académico numa faculdade privada embora o meu sonho fosse a Escola de Hotelaria do Estoril. Por uma milésima não entrei. Por uma milésima... Enfim, não estava destinado certamente.
Tive grandes professores que me ensinaram muitas coisas. Não só o que vinha nos livros mas, principalmente, a preparação para uma vida de trabalho e sacrifício  Uma vida de privações mas também de muitas gratificações. Estudar Turismo surgiu como (mais) uma opção mas tornou-se um modo de vida. Lembro-me de ouvir alguns comentários de que estudar Turismo era fácil, que quem ia para Turismo queria era passear e pouco estudar. Não podiam estar mais longe da verdade. Quem segue esta área tem que estar preparado para abdicar de muita coisa:
- Os ordenados são quase sempre tabelados e quem trabalha realmente é quem está nos degraus mais baixos da tabela (salvo algumas excepções, como é óbvio!). Temos que estar preparados para receber um sorriso como a melhor gratificação e complemento do ordenado. “Quem corre por gosto não cansa” deve ser o lema de vida.
- Os horários são incertos: trabalhar por turnos, ser mãe/pai por turnos, ser esposa/marido por turnos, ter vida social por turnos. Mas, mesmo com estes sacrifícios  o sentido de dever cumprido ajuda a superar alguns dias menos bons.
- Quem trabalha em Turismo nem sempre tira férias no Verão pois é quando há mais movimento. Quem trabalha em Turismo nem sempre está com a família na ceia de Natal ou no aniversário dos filhos. Quem trabalha em Turismo quase nunca faz planos a longo prazo...
-  Quem trabalha numa recepção de um hotel (como eu já trabalhei) lida com muita gente diferente e a todos eles deverá dar a sua maior atenção e perceber como poderá transformar a sua estadia numa experiência única. E, pelo menos para mim, a melhor recompensa é ver sair um cliente da porta do hotel e ter a plena certeza que regressará porque o serviço foi de excelência.
- Mesmo para os que trabalham como guias ou motoristas de Turismo, desenganem-se que eles “andam no passeio”. Não há tempo para voltas de lazer pois o dia todo é uma constante descarga de adrenalina: há sempre visitas a confirmar, restaurantes a contactar, ver se ninguém fica para trás e etc e tal. E depois, chegar à noite e tratar do check in no hotel, verificar se todos têm quarto, ir para os programas sociais do grupo quando o que mais apetece é enfiar na cama e “apagar”. Mas ainda há que preparar o dia seguinte, e acordar primeiro que todos, e garantir que não fica nenhuma mala para trás, ou pessoas, ou passaportes, ou...

Há 3 anos que estou afastada deste ramo pois a vida levou-me por outros caminhos, outras aventuras, mas só Deus sabe as saudades que tenho desta “canseira” e desta adrenalina.
Eu continuo a ter sonhos mas muitas vezes penso que, tendo em conta a difícil fase que atravessamos, cada vez eles estão mais longe de se concretizarem. Mas vou continuar a tê-los e a refiná-los, quem sabe um dia...

Sabem as célebres frases que fazem nas entrevistas de empregos “Quem é você?” e “Onde pensa estar daqui a 5 anos?”. A resposta é apenas esta: Esta sou eu e infelizmente apenas faço planos para daqui a 5 dias. O meu maior sonho? Arranjar um trabalho”.

3 comentários:

  1. Freizen, ele vem aí!!! E não és tu que precisas de trabalho, há aí um trabalho qualquer que precisa desesperadamente de ti! Sempre foste e hás-de ser competente, focada e tenaz. Se não quebraste até agora, já não quebras. Aguenta só mais um bocadinho, ele vem aí!

    ResponderEliminar
  2. Minha FILHA cá estamos
    Pouco podemos fazer mas o que pudermos ( e às vezes não pudermos) vamos fazer
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Minha FILHA cá estamos
    Pouco podemos fazer mas o que pudermos ( e às vezes não pudermos) vamos fazer
    Beijos

    ResponderEliminar

E tu, o que pensas disto?