terça-feira, 19 de março de 2013

Dia do Pai



Segundo reza a lenda, esta tradição teve origem na Babilonia há mais de 4 mil anos quando um senhor, de seu nome Elmesu, resolveu escrever um cartão ao seu pai, em que desejava saúde, sorte e uma vida longa. Mais tarde, já no século XX, um senhora americana resolveu dedicar um dia aos pais, tal era a admiração que sentia pelo seu pai. Richard Nixon e uns anos (bastantes) mais tarde fez-lhe a vontade e declarou o Dia do Pai como festa oficial. Por estas bandas festejamos o dia de S. José, que como todos sabem, é o pai de Jesus Cristo.
Blá blá blá....
Dia do Pai... Dia do meu pai... Essa é que é!!!! Não vou aqui dizer que é o melhor Pai do Mundo pois, apesar de achar que essa é uma verdade indiscutível  ele será o melhor Pai do MEU Mundo. Haverá, e eu sei que sim, muitos outros que o acompanham em grandeza e por isso todos merecem o nosso respeito. Mas, voltemos ao MEU Pai, pois é esse que eu festejo... 
- Lembro-me de quando era pequenina e chegava da escolinha (ainda a escola dos pequeninos) com o meu pai e a minha irmã, fazermos as duas chantagem com ele para tomar banho: se ele nos deixasse apertar o nariz nós acataríamos o pedido de ir tomar banho e facilitar um bocadinho o final do dia. E ele, pacientemente, deixava....
- Lembro-me de olhar para a cara dele (ainda hoje) e saber perfeitamente se poderia "esticar a corda" um bocadinho mais ou se deveria ficar por ali... Tudo por causa de uma ruga que faz na testa quando está preocupado, triste ou irritado ou o trejeito que faz ao nariz denunciando que está com uma vontade enorme de rir mas... Tem que manter a pose!
- Adoro rir com o meu Pai quando começamos a disparatar por coisas tolas. Costumamos dizer que "somos as melhores amigas" (ele vai ficar zangado comigo por dizer isto.... Oooopsss agora já está!).
- O meu pai é um poeta e sabe usar as palavras como ninguém... Costumam dizer que herdei isso dele mas eu acho que estou tãããããão longe disso,mas fico lisonjeada quando pensam assim.
- Gosto dos nossos constantes telefonemas em dia de Festival da Canção ou ao domingo à noite quando assistimos juntos (embora com 300km a separar-nos) ao programa "A Tua Cara Não Me É Estranha" e nos vamos divertindo a fazer os mais variados comentários... Às vezes, depois de ver daquelas coisas que "nos envergonham", num desses programas, eu já sei que o telefone vai tocar e vou ouvir do outro lado uma enorme gargalhada.
- O meu pai tem uma voz grossa... Mas é uma voz docemente grossa.
- Já chorei e já ri ao lado do meu pai.
Partilhamos uma história de 35 anos (e uns meses) e espero prolongá-la por mais uns bons e longos anos. 
Amo o meu pai e sei que ele me ama a mim e é assim que vamos vivendo, partilhando e aprendendo um com o outro: aceitando as nossas fraquezas, festejando as nossas vitórias e partilhando todos os bons e maus momentos.
Este é o meu Pai e eu não o trocaria por nada, nem por ninguém, neste MUNDO.... Ou noutro Mundo qualquer!

1 comentário:

E tu, o que pensas disto?