terça-feira, 11 de outubro de 2011
As crianças e a crise ou a crise das crianças?
Hoje cheguei a casa e a minha menina veio, radiante, ter comigo e um boletim do Euromilhões TODO preenchido dizendo que assim íamos ficar com muuuuiiito dinheiro ("para comprar comida, roupa, brinquedos, e muitas coisas e brinquedos" eheheheheheh). Fiquei contente com a sua intenção mas preocupada: QUE ANDAMOS A FAZER ÀS NOSSAS CRIANÇAS?
Por mais que tente não passar a imagem de que as coisas não estão fáceis parece que eles sentem tudo de uma forma muito adulta. Quando era pequenina fazia-me confusão quando os meus pais diziam que não tinham dinheiro para comprar qualquer coisa que eu queria (importantissima, certamente!!) pois eles tinham sempre um papel que lhes dava dinheiro (a.k.a. cheque)!!! Mas, o que é um facto é que nunca senti que tivesse passado por nenhuma privação enquanto crescia: sempre tive os brinquedos necessários, a roupa que precisava, comidinha boa na mesa etc etc. E cresci feliz!
Tenho medo que esta crise coloque as nossas crianças em crise. Quando a Madalena se senta a ver o Euromilhões e diz a célebre frase "será que vamos ter muito dinheirinho?" eu pergunto-lhe sempre: "Falta-te alguma coisa? Tens uma casa e um quarto cheio de coisas boas não tens? Tens comida na mesa, não tens? Vais aos passeios da escola, à piscina com a avó e fazes tantas outras coisas não fazes? Tens saúde e muito mimo não tens? Então já és muito rica!". Ela sorri. E assim é todas as semanas...
Espero que consiga fazê-la entender que há valores bem mais importantes do que ter dinheiro...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
E tu, o que pensas disto?