sexta-feira, 26 de julho de 2013

Quanto dura um segundo?

A propósito das trágicas noticias que têm vindo a invadir as nossas televisões, rádios, facebook e etc, desde ontem, ponho-me a pensar no "quanto dura um segundo"... Um segundo pode converter-se numa hora de forma proporcional ao que esse segundo representa. Um segundo de prazer passa rápido, tanto quanto um segundo demora a passar mas, para uma pessoa em sofrimento, pode parecer que se trata de 1 hora...
O segundo em que nos apercebemos que a partir daquele momento toda a nossa vida mudará é um momento em que tomamos consciência da nossa mortalidade e da nossa fragilidade.
Penso em todas as vitimas do fatídico acidente que aconteceu aqui tão perto de nós e penso, também, nas famílias que choram agora as pessoas que perderam de forma tão bárbara e trágica.
Mas, não posso deixar de pensar no maquinista... Poderá chocar alguns mas, tenho pena daquele homem. Cometeu um erro. Um erro muito grave... Foi O segundo que lhe mudou a vida, e a de tantas outras pessoas. Se, no meu trabalho, cometer um erro porque me esqueci de incluir determinado equipamento numa proposta ou, até mesmo se me esquecer de um determinado serviço (pode acontecer), o mais que posso ter é uma reclamação do cliente e uma reprimenda do meu chefe. Mas há profissões onde erros não são permitidos, onde a máxima "só não falha quem não trabalha" nem sequer faz parte das conversas de corredor. Há profissões das quais dependemos e a quem entregamos as nossas vidas... Responsabilizá-lo pelo erro cometido? Sem dúvida. Mas penso que, independentemente daquilo que se apurará nas investigações e, independentemente, da pena que lhe poderá ser atribuída, não há pena maior do que a certeza que foi o responsável por aquele acidente que resultou na maior tragédia ferroviária dos últimos 40 anos em Espanha.

2 comentários:

  1. partindo do principio que o homem é responsável...seja qual for a pena que lhe for dada ( e será grande com certeza) viver com o remorso toda a vida vai ser pena suficiente...ou não!

    ResponderEliminar
  2. De facto, a culpa e remorsos que deve sentir já são uma pena bastante grande...

    ResponderEliminar

E tu, o que pensas disto?