segunda-feira, 4 de junho de 2012

E lá fui ao RiR

Aventura que eu sempre disse "nessa não me meto".
Eu adoro concertos mas apavoram-me todo o tipo de multidões e ajuntamentos. O Rock in Rio é o expoente máximo desse tipo de eventos. Milhares e milhares de pessoas que se juntam num só sitio, que entram por uma só porta, que saem por essa mesma E única porta, que frequentam as mesmas casas de banho (à escala de 1000 pessoas para um cubículo, sempre foi a minha noção) e que se atropelam nas filas para beber, para comer e para ir buscar os 357.000 brindes que os patrocinadores oferecem.... Esta era a ideia que eu tinha. Este ano, no entanto, havia um pequeno pormenor: o Bruce "The Boss" Springsteen era o cabeça de cartaz do último dia e, quanto a isso, nada podia fazer. TIVE QUE IR!! E FUI!!! E foi tão bom!!!

O carro foi estacionado relativamente perto do local logo na manhã de domingo e fomos para o recinto, com toda a calma, ao inicio da tarde. Tudo muito tranquilo e sem stress!!

Chegamos ao recinto e a fila (lá está!) era gigantesca. Mas, até que se fez tudo com muiiiiiiita tranquilidade. A pressa era relativa e não queríamos começar a tarde com grandes irritações, de maneira que nos limitamos a ir a passo de caracol como toda a gente estava a ir. Muito bem comportados, portanto!


(Rio de gente)


Já lá dentro demos a voltinha da praxe para sondar o ambiente e tentar arranjar o melhor spot. As regras eram simples:
1ª Nada de sítios com muita confusão (o que confesso que não era muito fácil)
2ª Tem que ter boa visibilidade para o Palco Mundo (o palco principal)
3ª Perto de sitio com comida e bebida e das casas de banho (esta prioridade foi-se alterando no decorrer da noite)
4ª (última mas não menos importante): um sitio facilmente identificável pois EU TENHO PAVOR DE ME PERDER!!!

O sitio escolhido não podia ser melhor e lá nos sentamos à espera que os espetáculos começassem.


A primeira banda Keiser Chiefs era a que menos queria ver mas aquela que o meu "companheiro de luta" insistia que eu iria gostar muito de os ver ao vivo. Ora bem, confirmaram-se as minhas suspeitas e EU NÃO GOSTEI. Mas ali estive a tentar ganhar ritmo para o resto do alinhamento que, esse sim, prometia. "Ruby" era a única música que conhecia e foi tocada EXATAMENTE no momento em que fui dar uma vista de olhos à casa de banho.

(Um pequeno aparte para vos falar da organização fantástica: As casas de banho em pequenos contentores tinham sanitas em loiça, lavatórios com água E SABONETE LIQUIDO e ainda - pasmem-se - papel higiênico. Ah pois é bebé!! E de cada vez que lá fui estavam a limpá-las!!! Fiquei agradavelmente surpreendida!!)

Os James, a banda que se seguiu foi absolutamente fenomenal mas, eu já os tinha visto ao vivo há uns anos atrás por isso não estava à espera de nada menos do que o que eles fizeram. Muito bom! 
(Nota breve: o Celso delirou - mas isso eu já sabia que ia acontecer!!)

Os Xutos & Pontapés prepararam (e a meu ver muito bem) o terreno para o patrão da noite mas, devo confessar que, por mais que tenha gostado, não era um concerto que eu ansiava pois já os vi demasiadas vezes sem surpresas que me façam ficar de boca aberta. Foi bom, no entanto!

Passavam cerca de 15 minutos (aproximadamente) da meia noite quando o Bruce entrou em palco. E aí esteve até às 02h45... Foi brutal. Foi magnifico. Mas acho que o estragamos. No final do concerto, quando resolveu insistir numa última música, "Twist and Shout", ao som do fogo de artificio que marcava o final do evento, a sua voz rouca estava mais rouca ainda e, quer-me parecer, que ele hoje deveria estar como eu, quase sem voz. Ou talvez não!



No meio disto tudo, e depois de ver este homem de  62 anos a cantar e a tocar non stop durante 2h30 depois de ter estado no dia anterior a dar um concerto em Espanha e, certamente hoje estar a caminho de outro "invento" qualquer, apraz-me tirar a seguinte conclusão: Estou velha! Pois se eu, com metade da idade dele chego ao final da noite completamente rota e hoje estou toda partida como se tivesse levado uma valente tareia, imagino como será quando tiver a idade dele. Não me mexo, certamente!!!





Sem comentários:

Enviar um comentário

E tu, o que pensas disto?