sexta-feira, 15 de junho de 2012

A minha casa na Rua do Bonjardim

Da rua parecia uma casa como tantas outras espalhada pela cidade. Velha, pronta a desmoronar-se a qualquer momento. Mais um edificio devoluto numa cidade, também ela, devoluta.
Mas, ao aproximar-me do portão senti algo que há muito tempo não sentia. O coração começou a bater com tanta força que parecia querer sair pela boca. Um sentimento muito forte tomou conta de mim e nem mesmo agora consigo explicar o que se passou. 
O seu tom azul esverdeado entrou pelos meus olhos dentro e fez-me recuar no tempo. Fez-me recuar a um tempo que eu não vivi e a uma história que não é a minha. Ou será?!
Tentei aproximar-me o mais possível e puxei do telemóvel para registar este momento. Eu tinha que A levar comigo e mostrar a toda a gente a "minha casa". 
Era a segunda vez que passava naquela rua mas hoje eu sabia que não ia ser surpreendida por isso, quando tive a noção que ia passar ali, novamente, estava entusiasmada e ansiosa para tentar perceber se o que tinha visto anteriormente existia mesmo ou se tinha sido imaginação.
Mas, que casa é esta? Que história, ou histórias guardará? Imagino-a cheia de bichos e povoada por 500.000 fantasmas de antigos proprietários que se recusam a abandonar este edifício. Se fosse eu, ficaria lá de pedra e cal!...
Espreitei por um dos portões pois chamou-me a atenção a magnifica entrada e imaginei-me ali sentada, à espera que a Madalena chegasse da escola e me contasse o dia magnifico que teve. E ali ficaríamos as duas a conversar e a rir dos disparates que ambas dizíamos. Sorri.
Vocês devem estar a pensar que eu sou tontinha ou que enlouqueci de vez mas acreditem quando digo que tudo isto não é apenas uma questão literária e que escolhi dizer isto porque fica bem... Acreditem que há qualquer coisa nesta casa que me cativou desde o primeiro momento que a vi. 
Este magnifico palacete fica na Rua do Bonjardim no Porto. Não sei como procurar mais informações na net (quando foi construída e por quem, quem foram os últimos proprietários, toda a história... Toda!) por isso preciso da vossa ajuda. Alguém me sabe dizer mais coisas sobre ela, para além de que está à venda e pedem mais de meio milhão de euros?



13 comentários:

  1. O palacete é realmente muito bonito, mas acho que sempre pertenceu a uma familia portuense low profile e que não é muito conhecida, daí não haver muita informação, falou-se também que é propriedade da camara ha ja muito tempo e que nunca a conseguiram vender por ser muito cara

    ResponderEliminar
  2. Li esse texto, inspiroume imenso e tb mexe cmg contacta-me

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro/Cara Anónimo, gostava imenso de o/a contactar mas preciso que me deixe alguma informação: email, blog... alguma coisa :))
      Já agora obrigada pela visita.

      Eliminar
  3. Boa Noite, li o seu texto, e achei deveras interessante, pois eu e uma amiga gostariamos tambem de ter mais informações sobre o palacete, já trocamos algumas ideias e realmente não existe muita informação, gostaria então de puder partilhar consigo alguma informação. cumprimentos e obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro/Cara Anónimo, gostava imenso de o/a contactar mas preciso que me deixe alguma informação: email, blog... alguma coisa :))
      Já agora obrigada pela visita.

      Eliminar
  4. ganância e oportunismo, indiferença e conformismo, desleixo e incúria, cada um q escolha o q lhe servir pq isto da responsabilidade é de todos, o nós e o eles é treta, não pode haver pior situação do q aquela q estamos todos a consentir: a destruição daquilo q somos pq é mesmo autofagia, e o património cultural é o mais gritante, e quais talibans, o pior de portugal são os portugueses, já desesperava o almada.
    agora até temos pessoas s/abrigo a habitar o palacete, e claro q s/condições sanitárias ou de segurança, por isso será inevitável q tudo se perca, e por incêndio até o jardim está ameaçado... e a urgência de proteger o edifício tem q ser a mesma de proteger as pessoas, é tudo igual. de outra maneira, somos sp a mesma e já antiga m...
    obg à s.nunes por tudo aquilo q provoca.

    ResponderEliminar
  5. Sobre a moradia em questão, por favor consulte este link http://monumentosdesaparecidos.blogspot.pt/2009/12/visivelmente-desaparecida-no-coracao-da.html

    ResponderEliminar
  6. Esta casa era a morada de familia dos meus vizavos maternos, e ainda é da minha mãe numa quota parte pequena, pretence a 8 herdeiros que não se entendem quando há alguém interessado e os toxicodependentes roubaram o forro de chumbo da cobertura do telhado para a droga e o mesmo caíu por infiltrações subsequentes.
    ruiosorio@yahoo.com

    ResponderEliminar
  7. o palacete da rua bonjardim está á venda aqui http://www.replicagold.pt/imoveis/show.aspx?idcont=6444&title=moradia-para-restaurar-t9-porto-venda&idioma=pt

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Ao que parece, foi vendido e vai ser finalmente restaurado por particulares. só espero que não seja com betão e alumínio!

    https://www.google.pt/search?q=bonjardim+1276&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=lY05U9jtG-_60gXC4oDgCQ&ved=0CAkQ_AUoAg&biw=1024&bih=640#facrc=_&imgdii=_&imgrc=xlHx0u3ll11MOM%253A%3BhJx9iD8B2A0fGM%3Bhttp%253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F-CODw64Dy9jM%252FUzBax8KOoaI%252FAAAAAAAAAvo%252FnasXFOdICko%252Fs1600%252Fporto%252Bsombrio%252Bpalacete%252Bn%2525C2%2525BA1276%252B01.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fportosombrio.blogspot.com%252F2014%252F03%252Fpalacete-da-rua-do-bonjardim.html%3B1600%3B1042

    ResponderEliminar
  10. Fiz um projecto para aplicar nesta casa. Alguem me consegue ajudar com mais informações acerca da história deste edifício. luisalexandregomes.lg@gmail.com

    ResponderEliminar
  11. Pois é! Também eu gostaria de o adquirir. Eu e o meu filho mais velho (18 anos) que temos um fascínio enorme por este tipo de casas e tudo o que é antigo. Este meu filho andou 3 anos numa escola ali ao lado e, sempre que havia novidades, tratava de me pôr ao corrente. Da última vez que limparam o terreno tivemos esperança que alguém gostasse do palacete tanto como nós e o fosse reabilitar. Mas pouco mais fizeram e lá continua ele, à espera de reabilitação.
    Também já fiz milhares de projectos mas...
    Tenho que esperar que me saia o euromilhões. Sem ele nada feito. Será que está à nossa espera?
    Teresa Fernandes (fernandes.teresa@gmail.com)

    ResponderEliminar

E tu, o que pensas disto?