sexta-feira, 6 de julho de 2012

O bezigório Zibum


As férias chegaram e, mais uma vez, a Matilde tinha pensado em imensas coisas que gostava de fazer durante esse tempo livre (que lhe parecia uma eternidade): tinha pensado em ir à Lua, ou viajar no tempo como tinha visto uma vez num filme; tinha pensado em fazer um safari em África e talvez descobrir uma nova espécie de animal (um cruzamento entre uma zebra e um hipopótamo era capaz de ser engraçado!) – até já tinha um nome para ele e tudo: Zipótamo. Pensou ainda ir acampar com as fadas que costumavam guardar o seu sono todos os dias. Pensava que seria muito giro ir com elas tomar conta do sono de outros meninos e, se elas deixassem, até podia ser que pudesse espreitar os sonhos de alguns… Tanta coisa que a Matilde tinha na cabeça que, para ela, o maior problema era decidir-se por onde começar.
Ao acordar, no primeiríssimo dia de férias, resolveu perguntar à mãe se podia ir passar uns dias a casa dos avós. Ela sabia que lá iria conseguir cumprir “quase todos” os seus desejos. Quase todos, pois não tinha a certeza de as fadas a acompanharem nessa viagem. “De certeza que eles também têm fadas que lhes guardam o sono… Assim, até faço novas amigas e tudo!”, pensou baixinho não fosse a mãe perceber os seus planos.
Uns telefonemas depois e lá estava ela de malas aviadas para uma semana repleta de aventuras com os seus fiéis companheiros de galhofa: o avô e a avó.
***
A Matilde era, desde que nasceu, uma aventureira. “Nisso ela não sai a mim”, dizia o pai, de cada vez que falava sobre o assunto com os amigos ou familiares. A mãe fazia um sorriso maroto. Também ela tinha o seu Mundo Encantado povoado de sonhos e figuras engraçadas quando era mais pequena.
- Ó mãe, tu também “vês” o que eu vejo, não vês?
- Vejo o quê, Matilde?, respondia a mãe atrapalhada.
- As fadas… Os zipótamos… os…
- Os zi… quê? Do que é que estás a falar?
- Ohh tu estás a disfarçar. Eu bem sei que tu vês, ou já viste, o que eu vejo por isso…
E lá ia ela, com o seu nariz empinado, brincar de faz de conta mais um bocadinho.
***
Estas férias eram diferentes. A Matilde ia para a escola no ano a seguir. Sentia-se importante pois ia para a “escola dos grandes” mas muito ansiosa sobre o que esta nova etapa lhe reservava.
Mal chegou a casa dos avós foi logo sentar-se no sofá à espera que a avó lhe perguntasse por novidades ou o que queria fazer. E assim foi:
- Então, que te apetece fazer hoje?
- Avó, temos que falar, disse com ar preocupado. Eu acho que a mãe já não VÊ aquilo que nós as duas VEMOS.
- Estás a falar do quê Matilde?, perguntou a avó pensando que a mãe teria algum problema que não lhe tivesse contado.
- Temos que arranjar maneira de ela VOLTAR A VER, continuou apoiando o queixo na mão. TEM QUE SER AVÓ!!! É MUITO IMPORTANTE!!!
Enquanto levantava a avó do sofá e a empurrava em direção ao jardim para lhe mostrar aquilo que estava a falar, Matilde não se calava:
- ISTO. É disto que estou a falar: as fadas, os zipótamos, os habitantes da Lua, os… Tudo, avó! Ela já não OS vê… - disse sentando-se, desolada, na soleira da porta.
Com ar enternecido, a avó sentou-se na cadeira de baloiço e puxou-a para o seu colo.
- Sabes, meu amor, eu tenho a certeza que ela os vê. A todos. Só que quando as pessoas crescem nem sempre podem ir para “esses lugares” ou falar com todos “esses amigos” que tu tens. Quando crescemos, há outras coisas em que temos que pensar, outras coisas que temos que fazer e quase nunca temos tempo para sonhar.
- Mas avó… tu e o avô… vocês…
- Nós somos avós. E os avós vêm tudo. Tal como te mostrei esse Mundo a ti, também o mostrei à tua mãe. Também viajámos muito e tivemos aventuras E-S-P-E-C-T-A-C-U-L-A-R-E-S!
Nessa altura o avô, que estava a ler o jornal, pousou-o em cima da mesa e fazendo sinal para que ela se aproximasse disse-lhe assim:
- Lembro-me que uma vez encontramos, aqui mesmo neste jardim, um bezigório. Sabes o que é?
Matilde disse que não com a cabeça e abriu os olhos como que pedindo que o avô não a deixasse muito tempo na ignorância. O avô, que era muito malandro, piscou o olho à avó e continuou:
- Um bezigório, Matilde, é uma espécie de duende. Lembro-me perfeitamente como se fosse hoje, disse recostando-se na cadeira. Ele estava ali debaixo daquela árvore, disse apontando para uma árvore gigantesca que estava há anos no quintal por detrás da casa. Eu acho que ele se mudou há uns tempos. Disse que ia procurar novas aventuras e partiu. Nunca mais o vi…
O sorriso e a ruga na testa eram denunciadores de que estava a divertir-se ao inventar a história. Mas, Matilde nem reparou e perguntou:
- Mas, o que aconteceu nesse dia?
- Então, a tua mãe viu o bezidróglio…
- Bezigório avô, bezigório – corrigiu a Matilde
- Pois, isso. O bezigório estava nos seus afazeres como todos os dias: limpar a casa, tratar da horta… Quando a tua mãe reparou nele. Ela devia ter mais ou menos a tua idade e era também tão curiosa como tu. Pôs-se de cócoras e espreitou por entre as janelas brancas pequeninas da casa do Zibum (era o nome dele). “Pum catrapum, porque espreitas para a casa do Zibum?”, disse ele muito zangado. A tua mãe ficou muito aflita e apressou-se a pedir desculpa dizendo que estava apenas com curiosidade de saber quem vivia naquela casa tão pequenina que mais parecia uma casa de bonecas. “A casa é pequenina mas não é para ti menina!”
- Ele falava sempre a rimar avô?, Perguntou a Matilde divertida.
- Claro. Os bezinózios…
- Os bezigórios, avô. Estás sempre a “desquecer-te” do nome…
- Pois, os bezigórios, têm essa particularidade: falam a rimar e estão sempre a dançar… Bom, mas depois de ele ter explicado que era uma grande falta de educação e depois da tua mãe pedir desculpa, eles lá fizeram as pazes e até ficaram amigos. Todos os dias daquelas férias ela acordava bem cedinho para o ajudar a tratar da horta e ficavam horas a falar. Um dia, ela até levou uma mobília de uns bonecos para que ele pudesse colocar na sua casinha de brincar. Falavam e falavam. Tomavam chá e comiam scones todas as tardes. Era uma maluqueira.
- Imagino – Disse ela com ar pensativo
- Um dia, ele deu-lhe um presente. Era uma pedrinha. “Quando estiveres com medo, ou quando precisares de ajuda para alguma coisa, pegas na pedrinha e dizes: Pum Catrapum ajuda-me Zibum. E eu, apareço!”. Bem, não sei se funcionava a sério ou não mas durante muito tempo eu vi a tua mãe com essa pedra no bolso. Quando tinha que fazer os trabalhos de casa punha sempre a pedra em cima da mesa, quando tinha que tomar decisões levava a mão ao bolso, no dia em que conheceu o teu pai tinha essa pedra com ela e quando soube que tu ias nascer …
- O que foi avô? O que foi que ela fez?
- Ela jogou a mão ao bolso e não encontrou a pedra. Procurou, procurou mas a única coisa que acabou por encontrar foi um bilhete do Zibum.
- O que dizia o bilhete? Diz-me… DIZ-ME avô.
- Calma. O bilhete dizia: “A sorte não está na pedra, por isso deixei-a ir, a maior prenda nasce agora, e ela te fará sorrir”. A partir desse dia a tua mãe não falou mais no bezigório, não procurou mais a pedra, nem sequer falava sozinha. Ela descobriu que o maior presente, o maior tesouro, estava bem à sua frente. Por isso minha querida Matilde, a tua mãe não deixou de OS ver… A tua mãe agora não precisa de OS ver porque tu OS vês por ela e é através de ti que ela sonha… Tu és… Tu és…
- Eu sou o bezigório dela… - disse a Matilde sorrindo.
- É isso… É isso mesmo.

5 comentários:

  1. Que história mais linda minha querida!
    Não há dúvida que tu não OS vês só através da Matilde mas consegues vê-LOS sempre...e que bem que tu os descreves!
    Dizes que os avôs os veem sempre...não sei se ainda 0S consigo ver e sentir como dantes mas vou tentar e, se não conseguir, vamos vê-los juntos como antigamente...está bem?
    Beijos do Pai

    ResponderEliminar
  2. bom!!!!pronto!!! E agora??????????????????????????????
    Traz-me o lenço....
    Beijos Zibum da
    mamãe Xum

    ResponderEliminar
  3. Freizen, you made me tieren! Lindzen. Beijens. Murfen

    ResponderEliminar
  4. muito bom Sara, continua a escrever....bjs

    ResponderEliminar

E tu, o que pensas disto?