quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A história de Nicolau Santos

Não sei se já tiveram a oportunidade de ler esta crónica do Expresso mas aconselho vivamente a que o façam.

Tenho pena dos comentários que se seguiram a este texto mas isso é o menos importante...

O texto comoveu-me e isso é que me importa. Se o episódio aconteceu realmente em frente aos olhos do jornalista/cronista isso já é outra história. O que a mim me interessa é que é real em muitos supermercados e mercearias espalhadas por aí... Somos todos diferentes e até aqui todos temos vivido de forma diferente no entanto, cada vez mais nos assemelhamos nas escolhas que fazemos tendo em conta os salários cada vez mais curtos e a ausência de empregos.

Todos os dias que saio de casa tenho o cuidado de verificar o que falta e o que penso fazer durante toda a semana. Há iogurtes? Há manteiga? Há leite? Graças a Deus não tem faltado e tenho tido a sorte (no meio de muitos) de ter sempre o suficiente para mim e para a minha familia. O problema é que, como mãe, o suficiente nem sempre é a situação que escolheríamos mas estar dentro da categoria dos que têm "o suficiente" é muito mais do que tantas outras famílias têm acesso.

Mesmo não sendo abastada, teria, provavelmente, a mesma reação da "companheira da fila" desta mãe. Como mãe teria exatamente a mesma reação que a mãe do menino "que o Gaspar não conhece" teve.

Volto a dizer que tenho pena dos comentários ao texto pois dá a sensação que são de pessoas que:
- OU não têm filhos
- OU não têm problemas em comprar bolachas ou qualquer outro produto alimentar
- OU pura e simplesmente vêm maldade em tudo e perderam, definitivamente, a esperança.

De qualquer modo, independentemente de qual for a situação, TENHO PENA DELES!!

1 comentário:

  1. também já fui ler... também me tocou. se foi real ou não, não importa, é a mensagem. E sim há pessoas assim, eu já vivenciei episódios semelhantes, é triste. Imagino aquela mãe... temos de ser uns para outros, de certeza que eu não ficaria indiferente.

    ResponderEliminar

E tu, o que pensas disto?