terça-feira, 6 de março de 2012

Nem 8, nem 80

Um destes dias deram-me a conhecer um canal de televisão: TLC. Para quem, como eu, passo grande parte dos dias em casa sozinha é o canal perfeito! Eheheheheh... Estou a brincar. É um canal que tem coisas engraçadas mas também abusa muito dos reality shows e programas sensacionalistas.

Quero falar-vos, mais especificamente de dois deles:


1 - Toddlers and Tiaras



Programa tipicamente americano em que criancinhas absolutamente irritantes, que concorrem em concursos de beleza absolutamente abomináveis são manipuladas por pais e mães execráveis.
Sempre que vejo este programa só tenho vontade de bater na televisão, daí não lhe dedicar muito tempo e ver apenas em doses mínimas de 5 ou 10 minutos.
Eu confesso que sou uma mãe atenta ao lado artístico da minha filha (acho que já todos puderam constatar), fico toda babada quando me dizem que ela é bonita e que será "um perigo" quando crescer (aiiii cabelos brancos!) mas acho que é de uma extrema violência sujeitar crianças (falamos de bebés até aos 11/12 anos) a fins de semana intensos de provas, de desfiles em fato de banho, em traje de noite, provas de talentos.... E o que eu gosto mais é quando os pais justificam todo o "esforço, dedicação e sacrificio" por se tratar de uma coisa que "a menina" gosta muito. MAS VAMOS LÁ A SABER: quem manda afinal? A minha filha também gosta de muita coisa mas tem 5 anos, 5 ANOS,  e por isso terá que esperar pela altura certa para fazer todas as coisas que quer fazer. E mais, para além da exploração a que sujeitam as "princesas" estão a expô-las de uma forma muito preocupante.

2 - World's Worst Mom


Esta senhora, de seu nome Lenore Skenazy, teve a infelicidade de, em 2008, deixar o filho de 9 anos ir sozinho de metro para casa. Passaria despercebido se ela não o tivesse comentado na sua coluna no jornal "The New York Sun". Foi acusada de maus tratos e etc e tal. Ela apenas queria mostrar que é preciso dar liberdade às crianças (tal como nós tivemos) para que possam crescer de uma forma mais saudável mas dando-lhes as ferramentas necessárias para que se desenvencilhem e se defendam, também.
O programa baseia-se na ajuda que ela dá a pais super protectores para que estes consigam dar espaço aos seus filhos sem os sufocarem ou privarem-nos de fazer os "disparates" habituais das crianças / adolescentes.
Os pais são postos à prova em diversas actividades, durante uma semana. E, normalmente, no final desse período, dão o braço a torcer e alteram a maneira como estão a educar os seus filhos.



Ora então o que eu proponho é que o TLC junte estes dois programas e faça um show fantástico em que a "Leninha" vai a casa das mães e dos pais do "Toddlers and Tiaras" e mostre como se deve educar uma criança. Que tal?!?!

2 comentários:

  1. O primeiro é realmente horrível. Transformam as meninas em "mini-mulheres", enfim... Quanto ao segundo, nunca vi, mas sabes que aconteceu-me algo semelhante. Um dia estava eu no Gaiashopping, e fui ao Multibanco levantar dinheiro. A minorca, que na altura tinha 7 ou 8 anos, disse que queria ficar à porta, sentada num banco que lá havia. Deixei-a, afinal estava apenas a uns metros dela. Quando voltei, estava um velhote sentado a conversar com ela. Chamei-a para vir comigo, e o fulano larga num sermão e missa cantada, a dizer que eu não devia deixar a menina sozinha, que isto, que aquilo, e veio atrás de mim a continuar o sermão, até que me virei para ele e lhe disse para se meter na vida dele... Bolas, eu com a idade dela já ia de camioneta para casa, ficava sozinha em casa (aquele casarão), esperava pelos meus pais num café em Campanhã e só não brincava na rua porque não tinha amigos a morar por perto. Acho que caímos num exagero tal que estamos a transformar as nossas crianças em flores de estufa, e isso não é bom para ninguém :(

    Gostei do novo look! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Colectânea "Corda Bamba"

    em nome da Pastelaria Studios Editora, tenho o prazer de vos convidar..

    colectânea Significado de Colectânea subst. f. 1. colecção de textos de vários autores

    Vamos iniciar uma nova colectânea ...desta vez só para AUTORES

    DESCONHECIDOS -----

    Textos; Pequenas Histórias; Pequenos contos; Histórias pessoais , reais!!

    Queremos publicá-los com histórias reais, de gente que sente e que vive !

    Histórias da vida real .
    Histórias sem idade...

    Histórias sem preconceitos, sem tábus e sem "medos"...na "CORDA BAMBA"

    1º Passo

    - Enviar o manuscrito em formato word, 2/ 3 folhas A4

    para a apreciação e selecção

    ( recebemos o vosso manuscrito até dia 27 de Março de 2012 )

    e-mail : pastelariaestudios@gmail.com

    Cá vos esperamos com histórias e mais histórias !!

    Transformamos as vossas obras em sonhos acordados”

    ---a participação nesta colectânea é gratuita----

    obrigada

    Teresa Maria Queiroz
    www.pastelariastudios.com

    ResponderEliminar

E tu, o que pensas disto?