sexta-feira, 15 de junho de 2012

A minha casa na Rua do Bonjardim

Da rua parecia uma casa como tantas outras espalhada pela cidade. Velha, pronta a desmoronar-se a qualquer momento. Mais um edificio devoluto numa cidade, também ela, devoluta.
Mas, ao aproximar-me do portão senti algo que há muito tempo não sentia. O coração começou a bater com tanta força que parecia querer sair pela boca. Um sentimento muito forte tomou conta de mim e nem mesmo agora consigo explicar o que se passou. 
O seu tom azul esverdeado entrou pelos meus olhos dentro e fez-me recuar no tempo. Fez-me recuar a um tempo que eu não vivi e a uma história que não é a minha. Ou será?!
Tentei aproximar-me o mais possível e puxei do telemóvel para registar este momento. Eu tinha que A levar comigo e mostrar a toda a gente a "minha casa". 
Era a segunda vez que passava naquela rua mas hoje eu sabia que não ia ser surpreendida por isso, quando tive a noção que ia passar ali, novamente, estava entusiasmada e ansiosa para tentar perceber se o que tinha visto anteriormente existia mesmo ou se tinha sido imaginação.
Mas, que casa é esta? Que história, ou histórias guardará? Imagino-a cheia de bichos e povoada por 500.000 fantasmas de antigos proprietários que se recusam a abandonar este edifício. Se fosse eu, ficaria lá de pedra e cal!...
Espreitei por um dos portões pois chamou-me a atenção a magnifica entrada e imaginei-me ali sentada, à espera que a Madalena chegasse da escola e me contasse o dia magnifico que teve. E ali ficaríamos as duas a conversar e a rir dos disparates que ambas dizíamos. Sorri.
Vocês devem estar a pensar que eu sou tontinha ou que enlouqueci de vez mas acreditem quando digo que tudo isto não é apenas uma questão literária e que escolhi dizer isto porque fica bem... Acreditem que há qualquer coisa nesta casa que me cativou desde o primeiro momento que a vi. 
Este magnifico palacete fica na Rua do Bonjardim no Porto. Não sei como procurar mais informações na net (quando foi construída e por quem, quem foram os últimos proprietários, toda a história... Toda!) por isso preciso da vossa ajuda. Alguém me sabe dizer mais coisas sobre ela, para além de que está à venda e pedem mais de meio milhão de euros?



16 comentários:

  1. O palacete é realmente muito bonito, mas acho que sempre pertenceu a uma familia portuense low profile e que não é muito conhecida, daí não haver muita informação, falou-se também que é propriedade da camara ha ja muito tempo e que nunca a conseguiram vender por ser muito cara

    ResponderEliminar
  2. Li esse texto, inspiroume imenso e tb mexe cmg contacta-me

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro/Cara Anónimo, gostava imenso de o/a contactar mas preciso que me deixe alguma informação: email, blog... alguma coisa :))
      Já agora obrigada pela visita.

      Eliminar
    2. Olá Sara.
      Somente agora tomei conhecimento de sua curiosidade sobre o Palacete da Bonjardim e como tenho a resposta para sua curiosidade, sugiro que visite meu blog cujo link está a seguir.

      http://marcosnogueira-2.blogspot.com/2017/09/rigaud-nogueira.html

      Creio que irá se surpreender com o que está lá, além de saber mais sobre o arquiteto que a projetou.
      Forte abraço.
      Marcos Nogueira

      Eliminar
  3. Boa Noite, li o seu texto, e achei deveras interessante, pois eu e uma amiga gostariamos tambem de ter mais informações sobre o palacete, já trocamos algumas ideias e realmente não existe muita informação, gostaria então de puder partilhar consigo alguma informação. cumprimentos e obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro/Cara Anónimo, gostava imenso de o/a contactar mas preciso que me deixe alguma informação: email, blog... alguma coisa :))
      Já agora obrigada pela visita.

      Eliminar
  4. ganância e oportunismo, indiferença e conformismo, desleixo e incúria, cada um q escolha o q lhe servir pq isto da responsabilidade é de todos, o nós e o eles é treta, não pode haver pior situação do q aquela q estamos todos a consentir: a destruição daquilo q somos pq é mesmo autofagia, e o património cultural é o mais gritante, e quais talibans, o pior de portugal são os portugueses, já desesperava o almada.
    agora até temos pessoas s/abrigo a habitar o palacete, e claro q s/condições sanitárias ou de segurança, por isso será inevitável q tudo se perca, e por incêndio até o jardim está ameaçado... e a urgência de proteger o edifício tem q ser a mesma de proteger as pessoas, é tudo igual. de outra maneira, somos sp a mesma e já antiga m...
    obg à s.nunes por tudo aquilo q provoca.

    ResponderEliminar
  5. Sobre a moradia em questão, por favor consulte este link http://monumentosdesaparecidos.blogspot.pt/2009/12/visivelmente-desaparecida-no-coracao-da.html

    ResponderEliminar
  6. Esta casa era a morada de familia dos meus vizavos maternos, e ainda é da minha mãe numa quota parte pequena, pretence a 8 herdeiros que não se entendem quando há alguém interessado e os toxicodependentes roubaram o forro de chumbo da cobertura do telhado para a droga e o mesmo caíu por infiltrações subsequentes.
    ruiosorio@yahoo.com

    ResponderEliminar
  7. o palacete da rua bonjardim está á venda aqui http://www.replicagold.pt/imoveis/show.aspx?idcont=6444&title=moradia-para-restaurar-t9-porto-venda&idioma=pt

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Ao que parece, foi vendido e vai ser finalmente restaurado por particulares. só espero que não seja com betão e alumínio!

    https://www.google.pt/search?q=bonjardim+1276&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=lY05U9jtG-_60gXC4oDgCQ&ved=0CAkQ_AUoAg&biw=1024&bih=640#facrc=_&imgdii=_&imgrc=xlHx0u3ll11MOM%253A%3BhJx9iD8B2A0fGM%3Bhttp%253A%252F%252F1.bp.blogspot.com%252F-CODw64Dy9jM%252FUzBax8KOoaI%252FAAAAAAAAAvo%252FnasXFOdICko%252Fs1600%252Fporto%252Bsombrio%252Bpalacete%252Bn%2525C2%2525BA1276%252B01.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fportosombrio.blogspot.com%252F2014%252F03%252Fpalacete-da-rua-do-bonjardim.html%3B1600%3B1042

    ResponderEliminar
  10. Fiz um projecto para aplicar nesta casa. Alguem me consegue ajudar com mais informações acerca da história deste edifício. luisalexandregomes.lg@gmail.com

    ResponderEliminar
  11. Pois é! Também eu gostaria de o adquirir. Eu e o meu filho mais velho (18 anos) que temos um fascínio enorme por este tipo de casas e tudo o que é antigo. Este meu filho andou 3 anos numa escola ali ao lado e, sempre que havia novidades, tratava de me pôr ao corrente. Da última vez que limparam o terreno tivemos esperança que alguém gostasse do palacete tanto como nós e o fosse reabilitar. Mas pouco mais fizeram e lá continua ele, à espera de reabilitação.
    Também já fiz milhares de projectos mas...
    Tenho que esperar que me saia o euromilhões. Sem ele nada feito. Será que está à nossa espera?
    Teresa Fernandes (fernandes.teresa@gmail.com)

    ResponderEliminar
  12. Para todos aqueles que desejarem conhecer o autor do projeto dessa casa, ou "Palacete do Bonjardim", como vem sendo conhecida, basta fazer uma visita, não esquecendo de fazer um pequeno comentário que seja, em meu blog onde conto uma história que vai lhes encantar, tenho certeza, além de os levar a esse e outros projetos do mesmo arquiteto. O link é: http://marcosnogueira-2.blogspot.com/2017/09/rigaud-nogueira.html
    Abraço a todos.
    Marcos A.R. Nogueira

    ResponderEliminar
  13. Olá boa noite!!! Alguém sabe se me dizer o número de polícia? Obrigada

    ResponderEliminar

E tu, o que pensas disto?